Glossário

Anorexia: Recusa alimentar activa. No caso da anorexia mental que ocorre na adolescência, há emagrecimento marcado, obsessão de engordar, ausência de preocupação com o emagrecimento, hiperactividade, amenorreia.

Ansiedade: Emoção gerada pela antecipação de um perigo vago, de difícil previsão e controlo.

Ataque de Pânico: Período de medo intenso ou terror associado frequentemente a um sentimento de morte iminente ou medo de enlouquecer e acompanhado de sintomas como falta de ar, palpitações, dor no peito, suores frios, confusão mental e/ou vómitos, que se inicia subitamente.

Bulimia: Comportamento de ingestão alimentar exagerada. Pode corresponder a um sintoma ou a uma síndrome.

Compulsão: Tendência para realizar certas acções e para as repetir de um modo incongruente e angústia irracional face ao facto de não as realizar.

Depressão: Patologia caracterizada, na sua forma mais frequente, por humor depressivo, culpabilidade, visão pessimista da existência e manifestações somáticas, como alterações do sono, do apetite e peso e astenia. Nas suas formas mais graves, pode levar ao suicídio.

Dislexia: Dificuldade específica da aquisição da leitura. Traduz-se pela frequência e persistência de hesitações, incompreensões, erros, inversões de sílabas, confusões de letras, mutilações de palavras, apesar de um nível intelectual normal.

Doença Bipolar: Doença psiquiátrica caracterizada por oscilações entre fases depressivas e maníacas (de grande euforia).

Enurese: Emissão involuntária de urina por parte da criança durante o sono.

Fobia: Medo irracional, e que excede as possibilidades de controlo do sujeito, de um lugar, objecto ou situação social.

Hipocondria: Síndrome constituída por preocupações relacionadas com a saúde, associadas a uma exacerbação das sensações corporais, que são interpretadas como anormais.

Obsessão: Ideia ou conjunto de ideias que se impõem na mente, de uma maneira lancinante, e que o sujeito não consegue afastar, ainda que as considere absurdas.

Psicose: Perturbação mental grave, que afecta o sentido da realidade e não reconhecida pelo doente.

Psicoterapia: É um método de tratamento do sofrimento psíquico por meios psicológicos. Através do conhecimento científico do funcionamento psicológico, a psicoterapia promove alterações do comportamento e o auto-conhecimento.

Psiquiatria: Especialidade médica dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento das perturbações mentais.

Tablet Adapted