O que é a Terapia de Casal?

A Terapia de Casal está indicada para casais que estão com dificuldades no seu relacionamento, nomeadamente, dificuldades que envolvam a comunicação ou relativas ao modo como gerem os seus conflitos, mas que pretendem continuar a investir na relação.

É fundamental que ambos os elementos do casal reconheçam a necessidade de efectuarem mudanças e que estejam disponíveis para o fazer.

Numa primeira fase, o psicoterapeuta identifica os problemas do casal e a (s) sua (s) origem (s), de modo a avaliar a viabilidade da terapia de casal e propor o método de tratamento mais adequado à situação do casal.

Nem sempre a terapia de casal é o método mais indicado para ajudar casais com dificuldades de relacionamento. Por vezes, torna-se necessário que um ou ambos os elementos do casal resolvam problemas individuais que podem interferir com a relação de casal.

Após a fase de avaliação, marcam-se sessões regulares, nas quais ambos os elementos do casal expressam as suas dificuldades, emoções e pontos de vista relativamente à relação. O psicoterapeuta intervém (com interpretações, reformulações, confronto, etc.), de modo a ajudar o casal a tomar consciência do que está a interferir negativamente no seu relacionamento, facilitando a comunicação e a aproximação entre o casal.

O foco da intervenção é a relação de casal, pelo que não é de esperar mudanças na personalidade de um ou ambos os elementos do casal através deste tipo de terapia.

É muito importante que o casal procure ajuda o mais precocemente possível, antes de chegar a uma situação de ruptura, que nem sempre pode ser revertida.

O deixar evoluir dos problemas, esperando que estes melhorem com o tempo, leva, frequentemente, à degradação progressiva e à destruição da relação.
Tablet Adapted