Consulta de Neuropsicologia Infantil

A Neuropsicologia é a ciência que estuda a expressão comportamental das disfunções cerebrais. Dedica-se ao estudo da associação entre o funcionamento cerebral, o comportamento e as funções cognitivas superiores em indivíduos com um desenvolvimento neuropsicológico normal ou atípico.

A avaliação neuropsicológica fornece informação clínica adicional e complementar relativamente aos instrumentos de avaliação psicológica tradicionais. A avaliação neuropsicológica infantil é particularmente indicada nos casos das Perturbações Neurodesenvolvimentais, atraso de desenvolvimento, dificuldades de aprendizagem, problemas de comportamento, elegibilidade para a educação especial, défices em determinadas funções neurocognitivas, entre outras.

A avaliação neuropsicológica incluiu a administração de um amplo conjunto de testes para mensuração das diversas funções neurocognitivas (inteligência, memória, linguagem, funções executivas, atenção, motricidade, lateralidade, etc.) de modo a se compreender a natureza de determinada alteração. Os testes neuropsicológicos são particularmente sensíveis a diversas disfuncionalidades corticais e importantes no diagnóstico clínico de várias perturbações.
Áreas relacionadas
Tablet Adapted