O que é o bem estar?

O bem-estar é um conceito subjectivo que diz respeito às percepções, e avaliações, que uma pessoa efetua em relação ao seu funcionamento em áreas como os afectos ou o funcionamento psicológico e social. Assim sendo, são normalmente, distinguidas três dimensões dentro do bem-estar subjectivo: a dimensão emocional, a psicológica e a social.

O bem-estar emocional pode ser considerado como um conjunto de sintomas que refletem a presença, ou ausência, de sentimentos positivos em relação à vida. Estes sintomas são normalmente medidos através da utilização de escalas estruturadas, que medem, ao mesmo tempo, a presença de afectos positivos e a ausência de afectos
negativos, assim como a percepção de satisfação com a vida.

Quanto ao bem-estar psicológico este inclui seis dimensões: auto aceitação, relações positivas com os outros, crescimento pessoal, objectivos de vida, mestria ambiental e autonomia. Isto significa que uma pessoa que funcione positivamente gosta da maior parte das suas características, é autodeterminada, tem relações de calor e confiança, vê-se como alguém que está a tornar-se numa pessoa melhor, que tem uma direção na vida, capaz de moldar o ambiente de forma a satisfazer as suas necessidades.

No que diz respeito ao bem-estar social, este corresponde, como o nome indica, à capacidade de responder aos desafios e tarefas sociais. O bem-estar social representa os critérios mais públicos pelos quais as pessoas avaliam o seu funcionamento na vida.

Estas dimensões sociais são: a coerência social, a actualização social, a integração social, a aceitação social e a contribuição social. Considera-se que uma pessoa funciona de uma forma adaptativa quando esta vê a sociedade como tendo significado e com capacidade para se desenvolver. Esta vertente do bem-estar diz também respeito ao sentimento de pertença à sociedade, caracterizado pela aceitação das suas componentes e pela contribuição para o seu desenvolvimento.

Em conjunto, a presença, ou ausência, destas dimensões de bem-estar são um importante indicador de saúde mental, levantando a cortina sobre os mecanismos que regem o panorama emocional, psicológico e social das pessoas. Ao mesmo tempo, a identificação e análise destas dimensões permite compreender o grau de satisfação das pessoas em relação ao seu estilo de vida, fornecendo pistas sobre possíveis alterações/reajustamentos que possam elevar os níveis de saúde mental reportados.
Tablet Adapted