A sexualidade é, mais do que uma parte integrante da nossa vida, fundamentalmente para o desenvolvimento e bem-estar da pessoa humana.
Segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS), a sexualidade define-se como “uma energia que nos motiva a procurar amor, contacto, ternura e intimidade, que se integra no modo como nos sentimos, movemos, tocamos e somos tocados, é ser-se sensual e ao mesmo tempo sexual; ela influencia pensamentos, sentimentos, ações e interações e, por isso, influência também a nossa saúde física e mental”.
A Sexologia é a área que estuda a sexualidade humana.
No âmbito clínico, pretende-se com esta consulta o tratamento das diversas disfunções sexuais femininas e masculinas, tais como perturbações do desejo/excitação, do orgasmo e a dor nas relações sexuais, entre outras.
A consulta de Sexologia Clínica é uma consulta onde o paciente pode expor qualquer questão sobre a sua intimidade e sexualidade, sob um olhar profissional e empático.
É uma consulta multidisciplinar, que poderá envolver vários técnicos de saúde (Psicólogos, Fisioterapeutas) e/ou médicos de diferentes especialidades (Psiquiatria, Ginecologia/Obstetrícia, Urologia e Endocrinologia).