Consulta do Adolescente

A adolescência é considerada como um período de transição e de desenvolvimento entre a infância e a idade adulta. O estádio da adolescência é relativamente longo, começa um pouco antes da chegada aos anos “teen” e termina pouco depois destes acabarem.

É no período da adolescência que os jovens se confrontam com a identidade versus a confusão de papéis, este é o estádio desenvolvimental onde os jovens são “postos à prova”, procurando determinar o que é único e especial em cada um deles, descobrir quem são, quais são os seus pontos fortes e quais os papéis mais adequados para as suas vidas. Em suma, a construir a sua identidade.

Já não sendo crianças, mas ainda não sendo considerados adultos, os adolescentes passam por um período de mudanças físicas (puberdade), psicológicas (cognitivas, emocionais, comportamentais), morais, familiares e sociais que influenciam o resto das suas vidas e, por vezes, pode constituir-se como um período crítico.

A Consulta do Adolescente destina-se à avaliação, diagnóstico e intervenção nas problemáticas mais comuns desta fase desenvolvimental, tais como: baixa autoestima e autoconceito, imagem corporal, bullying, autocontrolo, regulação emocional e impulso, comportamentos autolesivos, comportamentos aditivos (jogo, consumo de substâncias psicoativas e tabaco) e quadros psicopatológicos mais prevalentes: perturbações de ajustamento, perturbações do comportamento alimentar, perturbações da ansiedade (ansiedade generalizada, fobias específicas, pânico) e perturbações do humor (depressão).