Anorexia: Recusa alimentar activa. No caso da anorexia mental que ocorre na adolescência, há emagrecimento marcado, obsessão de engordar, ausência de preocupação com o emagrecimento, hiperactividade, amenorreia.
Ansiedade: Emoção gerada pela antecipação de um perigo vago, de difícil previsão e controlo.
Ataque de Pânico: Período de medo intenso ou terror associado frequentemente a um sentimento de morte iminente ou medo de enlouquecer e acompanhado de sintomas como falta de ar, palpitações, dor no peito, suores frios, confusão mental e/ou vómitos, que se inicia subitamente.
Bulimia: Comportamento de ingestão alimentar exagerada. Pode corresponder a um sintoma ou a uma síndrome.
Compulsão: Tendência para realizar certas acções e para as repetir de um modo incongruente e angústia irracional face ao facto de não as realizar.
Depressão: Patologia caracterizada, na sua forma mais frequente, por humor depressivo, culpabilidade, visão pessimista da existência e manifestações somáticas, como alterações do sono, do apetite e peso e astenia. Nas suas formas mais graves, pode levar ao suicídio.
Dislexia: Dificuldade específica da aquisição da leitura. Traduz-se pela frequência e persistência de hesitações, incompreensões, erros, inversões de sílabas, confusões de letras, mutilações de palavras, apesar de um nível intelectual normal.
Doença Bipolar: Doença psiquiátrica caracterizada por oscilações entre fases depressivas e maníacas (de grande euforia).
Enurese: Emissão involuntária de urina por parte da criança durante o sono.
Fobia: Medo irracional, e que excede as possibilidades de controlo do sujeito, de um lugar, objecto ou situação social.
Hipocondria: Síndrome constituída por preocupações relacionadas com a saúde, associadas a uma exacerbação das sensações corporais, que são interpretadas como anormais.
Obsessão: Ideia ou conjunto de ideias que se impõem na mente, de uma maneira lancinante, e que o sujeito não consegue afastar, ainda que as considere absurdas.
Psicose: Perturbação mental grave, que afecta o sentido da realidade e não reconhecida pelo doente.
Psicoterapia: É um método de tratamento do sofrimento psíquico por meios psicológicos. Através do conhecimento científico do funcionamento psicológico, a psicoterapia promove alterações do comportamento e o auto-conhecimento.
Psiquiatria: Especialidade médica dedicada ao estudo, diagnóstico e tratamento das perturbações mentais.