A Neuropsicologia estuda as relações existentes entre o funcionamento do cérebro humano e o comportamento e as funções mentais superiores (a Memória, a Atenção/Concentração, a Linguagem, o Pensamento Lógico e Abstrato, o Raciocínio e o Cálculo Mental e as Funções Executivas), tanto em condições normais como patológicas.
Tem um papel fundamental na compreensão do funcionamento cerebral e das suas alterações
A consulta de neuropsicologia é indicada em casos de dificuldades cognitivas, emocionais e/ou comportamentais associadas a condições neurológicas, psiquiátricas, ou decorrentes de processos desenvolvimentais.
É ainda indicada no acompanhamento do envelhecimento cerebral normal, como forma de prevenção e rastreio de dificuldades futuras. Esta situação surge, por exemplo, quando a pessoa começa a sentir que se esquece de objetos ou acontecimentos que anteriormente conseguia facilmente recordar-se.
No âmbito desta consulta, é efetuada uma avaliação neuropsicológica para compreender a natureza de determinada lesão/alteração cerebral e o seu impacto na pessoa e avaliar as mudanças no funcionamento cognitivo ao longo do tempo, através da administração de baterias de testes neuropsicológicos. É também avaliado o grau de funcionalidade que a pessoa apresenta para o desempenho das suas actividades do dia-a-dia e da sua profissão.
É essencial para apoiar nas tomadas de decisão a nível farmacológico e de reabilitação e é muitas vezes utilizada como evidência no contexto de questões legais, como um dos componentes da Avaliação médico-legal.
Após esta avaliação ser realizada, caso se verifique essa mesma necessidade, pode-se dar seguimento à programação e execução de um plano de reabilitação/estimulação cognitiva adequado a cada pessoa. Pretendemos maximizar as funções cognitivas e a estabilização de um processo de deterioração, tornando as pessoas o mais autónomas possível e contribuindo para a sua qualidade de vida.
Esta consulta destina-se a:
• Doenças Neurodegenerativas e Demenciais (Alzheimer, Parkinson, Esclerose Múltipla)
• Declínio Cognitivo Ligeiro;
• Doenças do Movimento (Ataxia, Discinesia, Distonia);
• Lesões Cerebrais (Traumatismo Crâneo-encefálico, Acidente Vascular Cerebral (AVC), Tumor Cerebral)
• Doenças do foro psiquiátrico (Depressão; Doença afectiva bipolar; Esquizofrenia)
• Epilepsia;
• Quadros neurológicos atípicos.