A Orientação Vocacional consiste num processo que engloba várias vertentes que visam a compreensão das idiossincrasias dos indivíduos permitindo um melhor entendimento acerca dos seus interesses e preferências.
Neste sentido, trata-se de um procedimento que contempla uma ampla gama de procedimentos e tarefas, que incluem entrevistas de avaliação associadas à utilização de instrumentos psicométricos que avaliam os valores profissionais, interesses, aptidões e personalidade individual. Posteriormente, após a integração dos dados recolhidos procede-se à exploração vocacional, com intuito de aprofundar as possíveis actividades profissionais, sendo que a decisão final depende exclusivamente da pessoa que recorre à orientação vocacional.
A escolha vocacional, enquanto tarefa evolutiva, possui intersecções com outras tarefas do desenvolvimento. Assim, é frequente verificar que as dificuldades vocacionais coexistem com outros problemas emocionais que podem ser aprofundados em contexto psicoterapêutico.