Geralmente quem quer deixar de fumar faz inúmeras tentativas, porém sem recorrer a ajuda especializada, o que leva frequentemente ao fracasso dessas tentativas.

Geralmente quem quer deixar de fumar faz inúmeras tentativas, porém sem recorrer a ajuda especializada, o que leva frequentemente ao fracasso dessas tentativas.
Isso acontece porque fumar não constitui apenas um hábito, mas sim a dependência de uma substância - Nicotina.
As dificuldades em deixar de fumar são diferentes de pessoa para pessoa, pelo que o mesmo método pode ser bastante eficaz em alguns casos e ineficaz noutros.
Por este motivo, a Clínica de Saúde Mental do Porto disponibiliza dois tipos de programa para quem pretende deixar de fumar.
Programa de Cessação Tabágica Psicoterapêutico e Farmacológico
Um dos métodos combina a ajuda farmacológica com apoio psicológico focalizado em técnicas cognitivo-comportamentais para deixar de fumar.
Este programa é constituído por acompanhamento médico farmacológico e por 7 sessões semanais de psicoterapia mais 1 sessão aos 3 meses, 6 meses, 9 meses e 12 meses após a paragem.
Deste modo, o paciente é acompanhado até ao primeiro ano após o início do programa, com o objectivo de prevenção de recaída.
Programa de Cessação Tabágica por Acupunctura
O tratamento inicia-se com uma sessão de avaliação e prossegue com tratamentos semanais de Acupunctura.
O número de sessões é variável e estipulado na avaliação, consoante a quantidade diária de cigarros consumidos e a duração da dependência, sendo em média necessários apenas cinco tratamentos, ao ritmo de um por semana para se deixar de fumar.
O tratamento elimina os efeitos negativos presentes ao acto de se deixar de fumar, dos quais se destacam a fome, o nervosismo, a ansiedade, o stress, angústia, mau humor, irritabilidade, sintomas estes que são os responsáveis pela dificuldade em se deixar de fumar definitivamente.
A acupunctura tem uma resposta rápida e eficaz em 94% dos casos e é recomendada pela Organização Mundial de Saúde como a melhor terapia para o efeito.