Psicoterapia Pais-bebé

Constitui uma grande fonte de sofrimento para os pais quando sentem uma dificuldade específica no relacionamento com o seu bebé ou quando se sentem incapazes para aliviar um mal-estar nos seus bebés. Por vezes, esse sentimento de impotência face a dificuldades do próprio bebé é muito desorganizador para os pais.

O objectivo da intervenção é melhorar a relação entre os pais e o bebé entre os 0 e os 3 anos de vida.

O psicoterapeuta “dá voz” ao bebé, dizendo aquilo que o bebé não é capaz de expressar por palavras, de modo a que os pais compreendam melhor as necessidades específicas do seu bebé.

Ao compreenderem melhor as necessidades e estados emocionais do seu bebé, os pais reagem de um modo mais tranquilizador e securizante para este que, por seu lado, também desenvolve as suas capacidades de se expressar e solicitar as suas necessidades de modo a que os pais o entendam.

O relacionamento saudável com os pais (ou principais cuidadores) é fundamental para o bem-estar psicológico e emocional do bebé.

Assim sendo, é muito importante que os pais procurem ajuda o mais precocemente possível, pois, deste modo, estão a prevenir o aparecimento de problemas psicológicos e emocionais futuros e a promover o fortalecimento emocional do bebé.