Terapias Cognitivo-Comportamentais de Terceira Geração

As terapias cognitivo-comportamentais de terceira geração abrangem um grupo heterogéneo de tratamentos psicoterapêuticos, tais como a Terapia de Aceitação e Compromisso, Terapia Cognitiva Baseada no Mindfulness ou a Terapia Focada na Compaixão.

Este conjunto de tratamentos oferece uma visão humanista do conceito de saúde mental, defendendo que o bem-estar (emocional, psicológico e social) não advém, apenas, da simples ausência de problemas psicológicos significativos.

Tendo por base esta abordagem da experiência humana, o processo terapêutico não se concentra, única e exclusivamente, na redução e eliminação de sintomas. Ao invés, o focus da terapia dirige-se para a identificação de valores e objetivos do paciente e para a sua relação com os seus processos internos (emoções, pensamentos), e a forma como estes influenciam a sua interacção com o mundo exterior.

Através da relação terapêutica o paciente é “convidado” a assumir uma postura de curiosidade, abertura e aceitação em relação às suas experiências internas, permitindo fomentar o desenvolvimento de mecanismos funcionais, positivos e adaptativos que redefinem a forma como este se coloca perante si mesmo e o mundo que o rodeia.